Pular para o conteúdo principal

Projetos - Kuñangue Aty Guasu

Por Santos, Olívia e Carlos



O mapeamento da violência contra as Mulheres kaiowá e Guarani 

Aqui viemos abordar a violência que ocorre em territórios indígenas contra a vida das mulheres localizadas no Cone Sul do estado de Mato Grosso Do Sul. Construído coletivamente trazendo a voz dessas mulheres indígenas Guarani e Kaiowá.  





Durante as coletas de informações,  foram observadas diversas violencia contra mulheres Guarani e kaiowá no cone sul, bem como tortura psicologica, violência fisica, preconceitos, humilhação, violência patrimonial, ameaças de mortes, assasinatos de lideres mulheres promovidas pelos seus maridos, namorados, pelo equipe de capitão, pela policias, pelas instuicões públicas e pela universidade. 
O objetivo dessa pesquisa é registrar, dar visibilidade e tornar sofrimento em narrativa, e socializar as tantas várias  violência sofridas pelas mulheres Guarani e Kaiowá no contexto atual, para que sejam ouvidas e atendidas as suas demandas. O projeto estará identificando a sistematização de tipos de violência física e psicológica/mental contra as mulheres e situação das famílias vítimas de violências nas aldeias/Reservas e nas Terras Indígenas em situação de conflito. 



CASAS DE MEDICINA 


Este projeto propõe a construção de casas de medicina tradicional em aldeias e Tekohas indígenas das populações Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul. 




As comunidades Guarani e Kaiowá, com população de 48,000 pessoas, vivem em uma situação de atendimento médico extremamente precarizado, de difícil acesso, e culturalmente inapropriado. Estas casas propõem providenciar um atendimento de saúde a partir das práticas e conhecimentos que compõem a medicina tradicional Guarani e Kaiowá. 


A presente proposta se torna especialmente urgente no contexto atual de pandemia global. Terão cuidados ao corpo físico, psicológico, e espiritual, contribuindo também para a valorização e reconhecimento da medicina tradicional e das práticas de saúde realizadas pelas parteiras, rezadeiras, e anciãs Guarani e Kaiowá.  



MÍDIA INTERNACIONAL 

A banda de rock 'n' roll Gojira, da França, em apoio aos Kaiowa e Guarani e a Amazônia lançou o videoclipe "Amazônia". 

Confiram o vídeo hoje!!


COMO APOIAR?

Em seu site, as mulheres Kaiowá e Guarani disponibilizam uma loja na qual vendem blusas para ajudar a causa. Além disso, é importante compartilhar suas histórias/pautas e seguir suas redes sociais: Instagram e Facebook.

Para mais informações, clique aqui.

Comentários